1/6

Sustentabilidade

Desde a aquisição da Fazenda Terras Altas, em 1998, e principalmente a partir do início do funcionamento da Pousada, em 2001, existia a consciência de que o desenvolvimento da atividade turística, em uma região privilegiada pela Natureza como Visconde de Mauá, só seria viável se viesse acompanhado de um sério compromisso com a sustentabilidade e da adoção de ações práticas para atenuar o impacto ambiental, social e cultural.

Algumas das ações da Pousada Terras Altas podem ser conhecidas a seguir:

  • Pioneirismo em Visconde de Mauá (RJ) na implantação do programa de redução de resíduos sólidos para pequenos meios de hospedagem situados em paraísos naturais. Programa descrito no livro Lixo mínimo – uma proposta ecológica para hotelaria, editora Senac-Nacional, 2004. 1ª reimpressão, 2007. Cujo objetivo é promover conscientização ambiental de empresários, funcionários e hóspedes de pequenos hotéis e pousada, e estimular a responsabilidade social, com a doação dos recicláveis para entidades beneficientes e educacionais.

  • A antiga fazenda leiteira que se transformou em pousada vem sendo reflorestada, preferencialmente com espécies nativas. Os ecossistemas remanescentes de Mata Atlântica nestas Terras Altas (cerca de 1.200m), as nascentes e as margens dos córregos (matas ciliares) são objeto de um trabalho diferenciado e permanente. Projeto permanente. O reflorestamento de pastagens e nascentes foi concebido com mudas produzidas localmente, adquiridas ou obtidas por doação.

  • O projeto de tratamento de efluentes sanitários  obteve aprovação da Agência Regional do Médio Paraíba (Volta Redonda) da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado do RJ, em 2002.
     

  • Horta orgânica e canteiros orgânicos de temperos e chás com aproveita do humus produzido com a reciclagem do lixo orgânico, através de processo de decompostagem por aeração espontânea, fornecendo legumes, folhas, hortaliças, temperos e chás para o restaurante da pousada.

Para assegurar a preservação de seu quinhão de Mata Atlântica, a Terras Altas criou duas Reservas Florestais Legais, nos termos do parágrafo 2 o do Artigo 16 da Lei 4.771/65 (Código Florestal), no total de 10 hectares ou 24,37% da área total da Fazenda, averbadas no Registro de Imóveis, em 2004. Termo de Responsabilidade de Manutenção de Florestas - Firmado pelos proprietários para viabilizar a criação das Reservas Florestais Legais, em 2003.

Km 10, Visconde de Mauá, RJ-151.  

Visconde de Mauá, Resende - RJ, 27553-000.  

Telefones:  (24) 3387.21323387.2194 / 3387.2154 

Whatsapp:  (24) 99999-8520. 

Email: faleconosco@pousadaterrasaltas.com.br

Contato

Compartilhe com seus amigos