1/6

Cachoeiras & Atrações Visconde de Mauá 

O Vale das Cachoeiras Sagradas 
 

Contemplar a Natureza é a prioridade. Da varanda de um chalé, de uma trilha no alto da montanha, da sela de um cavalo, ou mesmo de dentro de um confortável veículo 4 x 4. Encher os olhos e esvaziar a cabeça.


Os primeiros moradores de Visconde de Mauá, os índios puris, costumavam erguer suas aldeias junto a cachoeiras, por considerá-las sagradas. Instalaram-se inicialmente perto da Fumaça e da Prata. Depois subiram um pouco o rio, chegando ao local onde se encontra atualmente a Vila de Visconde de Mauá.


É impossível saber quantas delas existem por aqui. A da Fumaça, com suas corredeiras imponentes, seus 2 km de extensão e 200 metros de queda, envolta na névoa que lhe deu o nome, é considerada a maior cachoeira do Estado do Rio de Janeiro. Dela até o popular Escorrega, são alguns quilômetros de estrada de terra e muitas opções a escolher.


Em pleno Terceiro Milênio, o homem branco, como os puris, ainda se extasia com a visão das quedas d´água e não resiste: deixa-se envolver pelo ambiente, banhando o corpo e lavando a alma a cada mergulho.

O que fazer...

 

A contemplação e os prazeres da boa mesa podem ser entremeados com as mais diversas atividades - físicas e culturais -, que vão desde uma radical descida de mountain bike em meio à mata fechada, cheia de curvas e espessos troncos, a um plácido concerto de viola e violão.

 

Na época das cheias (verão), botes infláveis e caiaques descem o Rio Preto em meio a corredeiras. Na seca (inverno), recomenda-se trilhas na mata e cavalgadas para alcançar recantos onde nem um veículo 4x4 chega. Quando os ventos estão favoráveis, pode-se saltar de asa delta do alto da serra (1.400 metros de altura) e curtir o cenário.


Mas há também programas mais corriqueiros, como caminhadas de intensidades variadas, aluguel de bicicletas, pequenas concentrações de lojinhas, ´happy hour´ musical, mostras de fotografia, exposições da produção artística local e até museus.

O encanto mágico da lua cheia. As noites na serra têm um encanto especial, longe das luzes e dos ruídos da cidade. O céu parece mais próximo e as estrelas, mais nítidas e presentes. Se a Lua estiver cheia ou crescendo, então, é possível experimentar prazeres indizíveis.

 

​​Ao amanhecer, o canto dos pássaros e, depois, dias inteiros ao som do barulho das águas, do mugir das vacas, do relinchar dos cavalos, do estalar da mata. Quando o sol se põe, é a vez do silêncio do entardecer e do crepitar da lareira. E tudo começa novamente.​

Principais Atrações
 

Cachoeira do Alcantilado - tem dois acessos: pela Ponte dos Cachorros, na estrada Mauá - Campo Alegre, ou pela Ponte da Gávea, na estrada que liga Mauá a Maringá. 

 

Pico da Pedra Selada (1.755 metros) - trilha que leva ao alto da Pedra Selada, de onde se vê o Vale do Paraíba e Resende, de um lado, e o Vale do Rio Preto e a Serra da Mantiqueira, do outro. Localizada na estrada Campo Alegre – Rio Preto.

 

Para 4 x 4

Cachoeira da Fumaça – na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, localizada após a Vila de Rio Preto, tem 2 km de extensão e 200 metros de queda d'água do Rio Preto. Ë considerada a maior cachoeira do estado do Rio.

 

Cachoeira da Prata - lugar onde os homens brancos encontraram pela primeira vez os índios puris, que originalmente viviam na região. Fica a 4 km de Mirantão. 

 

Balneário Barra das Antas (1.450 metros) - conjunto de poços naturais, cachoeiras, cascatas e nascentes, localizado no Vale das Flores. 

Poço do Marimbondo (1.800 metros) - no alto do Vale do Pavão, com acesso pela estrada que liga Mauá a Maringá (RJ).


Cachoeira Santa Clara (1.200 metros) - no Vale da Santa Clara, com acesso pela estrada que liga Maringá (RJ) à Maromba.


Cachoeira Toca da Raposa (1.200 metros) - também no Vale da Santa Clara.


Cachoeira do Santuário (1.500 metros) - após a Toca da Raposa, no limite com o Parque Nacional de Itatiaia.


Cachoeira Véu de Noiva - alto da Maromba.


Cachoeira do Escorrega (1.400 metros) - 3 km depois da Vila da Maromba.

Km 10, Visconde de Mauá, RJ-151.  

Visconde de Mauá, Resende - RJ, 27553-000.  

Telefones:  (24) 3387.21323387.2194 / 3387.2154 

Whatsapp:  (24) 99999-8520. 

Email: faleconosco@pousadaterrasaltas.com.br

Contato

Compartilhe com seus amigos